Sindicato divulga números do Brasil em 2007

O Sindicato das Empresas Distribuidoras Cinematográficas do Município do Rio de Janeiro divulgou os números oficiais do cinema brasileiro em 2007. Segundo Jorge Peregrino, presidente do Sindicato e diretor-geral da Paramount Pictures do Brasil, os números indicam estagnação. “Essa constante do filme estrangeiro deixa claro que o filme nacional é o caminho para o crescimento do mercado no país”, analisa Peregrino. “Mas por que ele não cresce? Porque o produto não está respondendo à demanda do mercado. Temos que dar início a uma discussão de fundo estrutural sobre como produzimos nossos filmes e porque não atraem o público.”

O público no Brasil em 2007 deve ficar entre 89 milhões e 90 milhões de espectadores. Enquanto em 2006, alcançou 91,2 milhões. O que representa uma queda entre 1,5 por cento e 2,5 por cento. Os dados de 2007 se referem às bilheterias de todos os filmes lançados até o dia 16 de dezembro e a projeção para as duas últimas semanas do ano, levando em conta as estréias agendadas. Os números finais, com os dados de todo o ano, serão divulgados na segunda semana de janeiro.

Do total de espectadores que foram às salas de cinema no Brasil em 2007, 11,3 por cento foram assistir a filmes brasileiros. Enquanto em 2006, o market share dos filmes nacionais ficou em 10,9 por cento. O público desta faixa cresceu irrisórios 1,5 por cento em relação ao ano passado. Foram 9.932.474 espectadores em 2006. Para 2007, o número estimado é de cerca de 10 milhões, graças ao filme Tropa de Elite. Lançado no último trimestre do ano, alcançou 2,4 milhões de espectadores. Os filmes estrangeiros se mantiveram no mesmo patamar que vêm ocupando desde 2002 – entre 80 e 85 milhões de espectadores. Com exceção de 2004, em que alcançou cem milhões.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: